Três anos após lançar seu primeiro single, Suiky se sente preparado para apresentar o seu aguardado EP de estreia “Lealdade Primeiro”, composto por 9 faixas, e com o selo da 999.
O disco foi lançado nas plataformas de música, nesta última quinta-feira (13), e conta com participações especiais de Baco Exu do Blues e de artistas que representam a força do rapper baiano Dactes, Celo Dut e Young Piva. Com influências do rap, trap e R&B, o cantor explora a sua pluralidade sonora e traduz a linguagem do gueto em suas canções.
“Cada música que pertence a esse EP faz parte da minha história, do que aprendi, vivi e sonhei”, diz Suiky ao contar como foi o processo de composição.
“Senti as melhores e as piores inspirações, tive que amadurecer muito rápido, entender muita coisa em pouco tempo, dentro do Calafate – bairro em que resido desde que nasci – vi amigos irem embora do nada, alvejados, amigos que já não são mais os mesmos, por trilhar um caminho diferente… não posso julgar ninguém, apenas lutar para fazer algo diferente pelos meus. Então, me vejo nesse lugar, de levar a nossa história para frente, mesmo que tenhamos que contar da forma que não queríamos, com luto, guerra e sangue, como todo gueto life vive”.
Em “Bandido do Texas”, faixa que antecede a chegada do EP, Suiky exalta o estilo e a autoconfiança masculina, destacando a cultura dos guetos e suas expressões únicas. Já a inédita Lealdade Primeiro, abre a tracklist do disco com a mensagem de que não tem como se manter vivo sendo desleal. “O certo é o certo e o errado é sempre cobrado”, avisa o cantor, que se reuniu com Dactes para a criação do novo projeto.
Com a música Único Plano, Suiky reviveu a dor de perder amigos para o crime e expressou na letra como é viver à margem da sociedade e ter que lidar com diferentes conflitos dentro do gueto. Em busca de respostas e sincero com a sua essência, o cantor escreveu Nossas fotos feat envolvente com Baco Exu do Blues. A canção fala sobre o amor de forma genuína, mas, sobretudo, o amor-próprio e a reciprocidade.
Grandeza, sexta posição do EP, conta com a participação de três artistas da 999 – Dactes, Celo Dut e Young Piva, juntos eles apresentam um som elevado, com ideias de progresso, metas e futuro. “Essa música foi uma experiência incrível, com meus companheiros da trincheira. A intenção foi trazer ideias das ruas, com muita melodia, axé e dendê”, diz Suiky, animado com o resultado.
Calça e Kenner e Morra se Tornando Rei completam o projeto, sendo as faixas que resumem a mente de um jovem periférico, que vive uma realidade difícil, mas busca respostas em meio à evolução. “Somos o exército do morro, à margem que sempre tentaram esconder, mas agora mais do que nunca temos pensamentos, planos, metas, forças, conhecimento e fala. E isso é ser leal e guerrear pela sua própria história!”, enfatiza Suiky, ao definir o propósito deste trabalho.