Desde 2013, Music Video Festival Awards se dedica à profissionais e artistas interessados em promover e desenvolver a arte do videoclipe no Brasil e no mundo, revelando e potencializando carreiras de muitas mentes criativas do mercado do audiovisual musical. No dia 14 de novembro, anuncia a lista de finalistas do m-v-f- awards 2022 eleitos pela comissão especializada.
No total, são 25 categorias, sendo 18 nacionais (com músicas de artistas brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil) e 7 internacionais (com músicas de artistas estrangeiros ou brasileiros radicados no exterior), julgadas por público e júri. A votação já está aberta e a cerimônia de premiação acontece no dia 8 de dezembro, na Casa Natura Musical, para convidados.
O artista francês radicado no Brasil Löic Koutana é o campeão de indicações. Com “Don’t Tell Me” e “O Canto da Sereia”, concorre em oito categorias, entre elas “Melhor Clipe”, “Melhor Direção” e “Revelação”. Em seguida, Nego Bala recebeu sete indicações com “Sonho”, e Gloria Groove, com “A Queda” e “Vermelho”, e IZA, com “Fé”, estão empatadas com seis indicações cada.
O time de criativos do júri técnico deste ano é composto por: o comunicador de moda Dudu Bertholini; o diretor criativo Giovanni Bianco; a co-fundadora e responsável pela comunicação da Phonogram.me, o primeiro marketplace de NFT de música brasileira, Janara Lopes; o diretor de videoclipes João Monteiro; a cantora e compositora Jup do Bairro; a cineasta Kátia Lund; a filmmaker e fotógrafa argentina Lucrecia Taormina; a americana Senior Curator do Vimeo Global Meghan Oretsky; o jornalista musical Pedro Antunes; o cantor e compositor Rico Dalasam.