Todo mundo se lembra de um tênis (sneaker) ou dois que ficaram marcados na infância. Seja pelo conforto, utilidade ou design, algumas versões dessa peça de roupa viraram clássicos e ainda são procuradas e cobiçadas por muita gente. Aqui, listamos alguns dos mais icônicos.
All Star
Seja no modelo que for, o All Star da Converse é um tênis icônico. Hoje, ele pode ser encontrado por um valor baratinho aqui no Brasil – mas há algumas décadas, quando era figurinha marcada nas quadras da NBA, era praticamente impossível ter um aqui se não fosse por importação. Seja no modelo que for, um ícone. Ele foi concebido inicialmente para ser um tênis para a prática do basquetebol mas acabou virando um clássico para os adolescentes rebeldes. Quem veste um desses pensa que é uma espécie de astro do rock grunge, como Kurt Cobain ou Eddie Vedder. Design inesquecível e quase imutável desde a sua criação em 1917. Confortável para poucos, desconfortável para muitos; todo mundo tem alguma opinião para dar sobre esta peça única e atemporal.
M-2000
Os adolescentes ficaram ansiosos para ter um destes quando ele foi lançado. Era um tênis com um design ultrafuturista para a época e que, segundo o fabricante, tinha um sistema de amortecimento e propulsão exclusivo. A parte negativa desse tênis era que durava pouco tempo, porque rasgava no meio depois de alguns meses; muito difícil encontrar hoje em dia algum que esteja em condições perfeitas.
Nike Zoom Generation
Foi o primeiro de muitos tênis criado para LeBron James, uma das estrelas que mais faturam no esporte. Como os tênis e o basquete têm tudo a ver, em 2003 a Nike, com a ajuda do jogador, cria um tênis resistente e com o design inspirado no carro Hummer H2 – veículo dado de presente por LeBron para sua mãe. Com características únicas, o meio desta basqueteira possui uma entrada para ventilação que ajuda a refrescar o pé e reduzir o peso do objeto.
Air Jordan I
Outra lenda do basquete que fez um tremendo sucesso com o lançamento dos seus tênis foi Michael Jordan. O Air Jordan I virou hit entre os admiradores do jogador, tanto que depois vieram outros “Jordans”. O tênis conta com uma gama de cores variadas mas o “Multi-color”, ou colorido, foi a versão mais marcante dessa peça.
Nike Dunk High Le Wu-Tang
Este foi o primeiro tênis para basquete utilizado fora das quadras e por isso que merece estar aqui nessa lista: pela importância que teve no mundo da moda. Apenas 36 unidades foram vendidas, fazendo com que este item seja raro e custe nada menos do que 46 mil Reais. Este artigo foi criado em homenagem à banda de Hip Hop Wu-Tang Clan e Method Man, membro da banda e ator, pede que a Nike relance este clássico para comemorar os 25 anos de carreira do grupo que ainda se encontra ativo e produzindo música de qualidade.
Kichute
Nos anos 80 era o craque Zico quem promovia este calçado para todas as crianças brasileiras que sonhavam em ser jogadores e jogadoras de futebol. Feito de borracha “dura como pedra”, esse tênis/coturno/chuteira resiste até os dias de hoje e a tendência era dar uma volta com o cadarço atrás do calcanhar para depois amarrar à frente.
Nike Shox
Bem mais recente do que os outros sapatos que citamos anteriormente; está aqui nesta lista não por boas razões mas sim por ser desconfortável e esteticamente feio. A parte de trás do tênis parece uma mola e quem utiliza parece mais que está pulando do que andando. A versão TLX deste calçado parece uma basqueteira de alienígena. Foi febre durante o início da década passada.
Nike Foamposite
A Nike foi, e ainda é, uma empresa inovadora. Em 1997 eles trouxeram ao mundo esta peça de arte que reluz num dia de sol. Apesar de ter sido lançado com um preço absurdo de caro, o Nike Foamposite é feito de fibra de carbono com os lados totalmente prateados e ondulados. Até hoje é considerado um dos melhores designs já feitos para um tênis.
Reebok Question
Nem sempre a Reebok fez sapatos duradouros ou marcantes, mas este é uma exceção. Este foi o tênis que colocou a empresa em destaque no mundo do basquetebol. Duradouro, preço acessível na época do lançamento, e confortável. Quanto ao design, irá sempre dividir opiniões.
E qual o tênis marcou sua vida?