Na noite do último domingo (20) aconteceu em Las Vegas a edição 2016 da renomada premiação Billboard Music Awards, que consagra os artistas mais bem sucedidos nas paradas de sucesso norte-americanas. Na premiação deste ano Ludacris e Ciara foram os anfitriões da noite, comandando a premiação.
Considerado uma das premiações mais importantes no mundo da música, o Billboard Music Awards leva em consideração as vendas de álbuns e singles, turnês, transmissões em rádio, e o desempenho em plataformas de streaming e redes sociais para consagrar os melhores.
Nomes como Drake, Adele, Fetty Wap, Rihanna, entre outros, também foram indicados, mas o nome da noite foi o de The Weeknd que saiu da premiação levando 8 prêmios (entre eles de Melhor Artista do Hot 100, Melhor Artista em Vendas, Melhor artista R&B, entre outros) para casa.
Pouco se sabe sobre o artista canadense The Weeknd, ou Abel Tesfaye seu nome verdadeiro. O garoto que teve uma adolescência problemática talvez nunca tenha imaginado chegar onde chegou. Aos 17 anos, Abel, decidiu abandonar a escola e sair da casa de sua mãe, com quem vivia após o divórcio de seus pais, dois emigrantes etíopes que fugiram para o Canadá para tentar a vida. Após a saída da casa da mãe, Abel passou a viver com 2 amigos em um bairro conturbado da periferia canadense, onde a maioria dos moradores eram estudantes e viciados em crack. Abel chegou a roubar em mercados da região para sobreviver, além de vender droga para ganhar algum dinheiro.
Com fortes influências no Jazz, Soul, R&b, Abel passou a escrever algumas letras ainda em seu quarto, e nos encontros e desencontros da vida conheceu o produtor musical Jeremy Rose no qual ajudou o artistas a produzir sua primeira mixtape intitulada House Of Ballons, que contava com 9 faixas e que colocou o artista nas paradas de sucesso dando a ele uma dimensão internacional no qual ele jamais poderia imaginar. Jeremy e Abel formavam a dupla The Weekend, porém após a separação o nome The Weeknd (sem o último E) passou a ser o novo nome artístico de Abel, que seguiu carreira solo.
Sempre muito reservado, sem gostar de muitas aparições e entrevistas, The Weeknd foi ganhando cada vez mais nome e força dentro do cenário do Hip Hop, sendo conhecido e reconhecido como um dos melhores artistas atuais.
Após diversos lançamentos (o artista conta com 7 trabalhos lançados) e sua popularidade aumentando a cada dia, o artista fechou grandes parcerias que o consagrariam ainda mais, nomes como Beyoncé, Ed Sheeran, M.I.A, Drake, Sia, Wiz Khalifa e Lana Del Ray fazem parte do repertório. Estourando nas paradas de sucesso, na noite do último domingo, o artista se superou, desbancou grandes nomes da música internacional e levou 8 prêmios do Billboard Music Awards para casa.
Talvez seja sua voz marcante e semelhante ao rei do pop Michael Jackson, suas ideias inusitadas, seu jeito louco de se jogar e tentar a sorte. Talvez ninguém nunca saiba qual estratégia de sucesso Abel Tesfaye usou e usa para se tornar e se manter o que é dentro e fora da música, mas uma coisa é certa, de onde veio tantas surpresas podemos esperar ainda mais, afinal o filho dos emigrantes etíopes que ganhou o Canadá e o mundo ainda tem muita coisa a mostrar e promete surpreender cada vez mais.