Música, respeito, empatia e racismo foram alguns dos assuntos do papo que Tiago Abravanel teve com Negra Li, no “Sai da Caixa”, no UOL, que foi pro ar hoje, dia 30 de junho.
A canção que abriu o programa foi “Madalena”, sucesso na voz de Elis Regina, e Negra Li exaltou o trabalho da cantora. “Tudo o que é da Elis é muito bom. Eu lembro de aprender essa música na escola e eu estudava nota por nota para poder conseguir cantar, mas nunca tinha apresentado ela em público”, conta.
A surpresa do episódio ficou por conta de um vídeo que Xuxa mandou para Negra Li quando ela contou que o pai ficava muito emocionado quando ouvia a música “A Chuva” que, mesmo não sendo uma das mais conhecidas de rainha dos baixinhos. A pedido da apresentadora, a cantora apresentou um trechinho da canção.
O assunto do momento, sobre a maneira como as mulheres negras são tratadas quando alisam o cabelo, também não ficou de fora. No quadro “A Foto que Não Está no Instagram”, Negra Li levou duas opções de imagens que não postou e contou ao Tiago porquê.
Em uma delas, a cantora está com o sobrinho, em uma festa de formatura e como está com o cabelo liso, teve medo da repercussão. “Eu fui uma das primeiras a aparecer com o cabelo black power e na primeira vez que alisei, quando já era famosa, recebi muitas críticas”, conta.
“As pessoas falam: se ela alisou o cabelo é porque negou as raízes. Hoje ainda tem muitas críticas quanto a isso, mas na época, em 2004, a gente não podia fazer absolutamente nada”, completa a cantora confidenciando que recebeu até email de uma atriz famosa julgando a mudança. “Acho que cada um pode e tem o direito de ser como quiser!”, completa.
Para encerrar o episódio, Negra Li cantou a representativa canção “Raízes”, composta por ela, Duani, Rael e Fabio Brazza.