A colaboração dos sonhos de Timbaland está ganhando vida, graças à IA.
O superprodutor usou tecnologia de inteligência artificial para produzir uma música para The Notorious BIG. Ele compartilhou o resultado, que apresenta letras de Biggie criadas por IA sobre uma batida original de Timbaland.
O ícone do rap do Brooklyn pode ser ouvido fazendo rap sobre outros rappers mortos, incluindo Pop Smoke, Young Dolph e Nipsey Hussle em seu verso gerado por computador.
“Sempre quis trabalhar com o Big e nunca tive oportunidade até hoje. Deu certo”, disse Timbaland enquanto visualizava a música.
A colaboração atraiu uma reação mista dos fãs. “Parece legal, mas não parece certo”, escreveu uma pessoa no Instagram, enquanto outra acrescentou: “Haha. Literalmente vida após a morte.”
À medida que cresce em popularidade, a IA se tornou controversa entre os artistas. Drake ponderou seguindo uma versão de si mesmo criada por IA de “Munch (Feelin ‘U)” de Ice Spice. “Esta é a gota d’água da IA”, brincou.
Uma colaboração gerada por IA entre Drake e The Weeknd chamada “Heart on My Sleeve” se tornou viral no TikTok e no Spotify antes que o Universal Music Group a removesse das plataformas de streaming.
Timbaland reconheceu a natureza polarizadora da IA e afirmou que encontrou uma solução. “Vai ser benéfico para todos”, disse ele sem dar detalhes.
As gravadoras estão tentando impedir que as músicas geradas por IA e peçam aos principais serviços de streaming que impeçam que as empresas de IA acessem seus catálogos.
Khalid recentemente compartilhou seus pensamentos sobre a IA à medida que ela se infiltra na indústria da música. “Eu misturei sentimentos sobre isso. Sinto que a IA definitivamente será uma ferramenta útil e é uma daquelas coisas das quais você não pode escapar”, disse ele ao TMZ. “Espero que eu ainda tenha meu emprego por muito tempo.”