A última edição de 2018 do programa do cantor Rael no YouTube, que promove encontros com outros artistas, traz um momento especial: a reunião com o Pentagono, primeiro grupo do cantor e MC. Eles reinterpretam seus antigos hits, agora em formato acústico com voz e violão. Surgido em 2001, o Pentagono foi um dos responsáveis por mudar o cenário do rap no Brasil, trazendo mais melodia ao gênero, assim como variações de levadas na rima que eram pouco conhecidas, como o speedflow (rima em alta velocidade) e o rap mais cantado, que lembra muito o estilo ragga, da Jamaica. Após lançar quatro discos, o grupo decidiu pausar a operação e cada integrante seguiu com sua carreira solo.
“Quando a gente tocava essas músicas para pessoas que não eram do rap, elas ficavam atraídas e começavam a trazer outro público para os shows”, relembra Rael. Dentre as diversas músicas compostas pelo Time do Loko, como também eram conhecidos, a escolhida para ser reinterpretada no Rael Convida foi pelo clássico “O Moio”, que colocou o Pentagono na cena, inclusive ganhando as rádios. Ganhou versão acústica também a faixa “O Q”, uma love song criada a partir de um conselho do DJ KL Jay, que disse aos MC’s que as músicas deles eram muito rápidas, que nem um foguete, e que elas não dariam certo, então o foco deveria ser nas músicas de amor. Fechando a série, a música “Se Mova”, leve e inspiradora, que coube como uma luva no formato voz e violão.
Além de Rael, o Pentagono era formado pelos MC’s Apolo, que lançou o disco “Apologia” e segue criando novas músicas; Massao, que se prepara para lançar o projeto “Original Marginal Rap” como artista independente e M’Sário, que lançou “Sangue de Leão” (2015) e o EP “Indefinido” em 2017. Também faziam parte do grupo o DJ Kiko e o MC Dodiman.
Sobre uma possível volta do Pentagono, a questão fica no ar, mas todos seguem amigos e se encontrando sempre que possível, cada um com sua “parada”. “A galera sempre pergunta porque parou, mas a gente teve uma escolha em conjunto. Isso aqui é um grupo, mas cada um tem sua parada. A gente sempre quis fazer isso. O Dodiman falava ‘então faz um disco ceis dois, depois faz outros dois, eu faço um solo e pá”, conta M’Sário.
Rael Convida é um programa mensal que já contou com as participações de Criolo, Drik Barbosa, Negra Li, Black Alien, Thiaguinho Di Ferrero e Mariana Nolasco. Os vídeos estão disponíveis aqui e as músicas nas plataformas digitais.