quinta-feira, novembro 21, 2024

Últimos Posts

Uma reflexão sobre “Nothing 2 Live 4”, nova mixtape de 22 Savage

Niilismo do rapper representa o sentimento de muitos jovens artistas

22 Savage lançou na segunda-feira (23) sua nova e aguardada mixtape “Nothing 2 Live 4”. Em 15 faixas, que seguem a batida trap que o rapper tem adotado desde o começo de sua carreira, 22 fala sobre se sentir cansado e as pessoas que o invejam, diz não acreditar em relações amorosas e, claro, destila seu ódio ao rapper 21 Savage, inclusive abrindo sua mixtape com a faixa que já se tornou um de seus hinos: “Ain’t No 21”.

Sempre aparecendo armado e dizendo que não é cópia de 21 Savage,  22 Savage diz que é sua evolução. Destratando mulheres e mostrando que gasta todo o dinheiro que ganha com a música comprando roupas, carros e bebidas, o rapper parece tentar conquistar seu espaço ao sol a todo custo, especialmente na faixa “Somebody”, onde fala sobre o esforço de se tornar poderoso, respeitado e reconhecido.

Muitos no rap não entendem o esforço de 22 Savage de recorrer a tantos recursos para ter sucesso, mas parece que o próprio título da mixtape responde essa pergunta. “Nothing 2 Live 4” pode ser interpretado como “Sem nada pelo que viver” ou, em uma tradução mais livre, “Sem motivos para viver”.

E assim parece que o rapper tem levado sua vida e sua carreira, tentando aproveitar ao máximo os momentos em que pode tirar um proveito da vida, não vendo sentido em muita coisa além disso. E em plena época de BlackLivesMatter, isso tudo ganha um peso adicional.

Para muitos jovens negros nos EUA, talvez a vida não faça realmente sentido. Em meio à violência policial contra a população negra, à pouca presença de negros em cargos de liderança, assim como altos índicies de desemprego, há pouca expectativa de se ter uma vida plena e feliz. Como escrevem as blogueiras do Instituto Geledés, o racismo não mata só através da bala, também possui um grande impacto psicológico.

A mixtape pode ser baixada gratuitamente AQUIConfira:

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca