sexta-feira, janeiro 17, 2025

Últimos Posts

Unindo o jazz ao funk, o rapper Rincon Sapiência lança “Bagunçar Sua Noite”

Potencializar narrativas afro-diaspóricas a partir das palavras e da musicalidade é o caminho de pesquisa e aprofundamento já apresentado ao público pelo rapper Rincon Sapiência desde o seu primeiro disco. Da ciranda de Lia de Itamaracá à poética de ‘Crime Bárbaro’, o músico, desta vez, une o jazz ao funk no seu novo lançamento intitulado “Bagunçar sua noite”, lançado através do selo Mgoma.

A faixa, que vem dar continuidade à uma série de lançamentos que antecedem o terceiro disco do artista. O novo single foi composto em parceria com a carioca Ikinya, cria de Irajá – Zona Norte do Rio de Janeiro, que começou a ganhar relevância nas rodas de freestyle e nas batalhas de RAP desde os 17 anos.

A Ikinya é uma das artistas que eu conheço mais fáceis de trabalhar, por ser muito criativa  e rápida no processo. A gente já havia trabalhado juntos, eu já produzi uma música dela e aí ela esteve em São Paulo e a gente resolveu marcar uma sessão de estúdio. Mostrei algumas coisas que eu estava fazendo e ela falou que a gente podia fazer um negócio legal, de trazer a energia do funk, o texto habitual do que é dito no funk também. O funk fala de muitas coisas e fomos mais nesse lance de sensualidade, mas fazer isso com uma sonoridade mais sofisticada. Aí eu comecei a montar o esboço produzindo um piano de jazz e a marcação do funk.”, disse o rapper e produtor musical Rincon Sapiência.

O jazz é uma abordagem musical criada pela imaginação radical de pessoas pretas que viviam o contexto social e histórico da américa do norte entre o final do século XIX e início do século XX. O estilo é marcado pelo improviso, pela sentimentalidade e pelo protesto contra a situação do povo negro nos Estados Unidos. O funk brasileiro e o jazz são modos de fazer música que carregam em si a experiência do corpo preto em diáspora. 

Por mais que a música fale sobre o flerte, sobre sensualidade, tem esse conteúdo relacionado à musicalidade com influência do jazz. Então, por mais que seja um texto muito diferente do que eu costumo falar, e também uma estética diferente, de alguma forma remete a alguns trabalhos que eu fiz, principalmente no primeiro disco. Isso, falando da montagem dos acordes, a sensação de você se deliciar por muitos instrumentos. Tem piano, saxofone e a mistura desses elementos bem fortes, o jazz e o funk.”, pontua Rincon.

A faixa chega acompanhada por um clipe dirigido por Evandro Ambrosio e traz um clima de descontração e romance num dia quente do outono paulista. Ouça nas plataformas de áudio.

ÚLTIMOS POSTS

Não Perca