A contagem regressiva já foi acionada. Falta menos de um mês para São Paulo receber o URB Music Tour, um novo e badalado festival que entrou no calendário nacional este ano e que é realizado durante o STU National, o circuito brasileiro de skate, nas capitais por onde passa. De 22 a 24 de setembro, no Parque Cândido Portinari, três dias de muito skate, cultura e arte urbana, com um deles também dedicado especialmente à música, com um line-up de peso.
Depois de passar pelo sul do país no início do ano, mais precisamente por Criciúma (SC) e Porto Alegre (RS), o URB Music Tour chega com ainda mais força à capital paulista. Entre as atrações confirmadas, Djonga, um dos maiores nomes do rap nacional, que promete colocar todos na roda ao som de seus hits. Nascido em Belo Horizonte (MG), ele tem como influências diretas Racionais MC’s, Marcelo D2, Cazuza, Mano Brown e Elza Soares.
Outro nome que vai agitar São Paulo é o rapper Major RD. Cria de Campo Grande (RJ) e referência do rap carioca, ele vai fazer o palco ferver no dia 23 com sua mistura de trap e drill. Rodrigo Freitas, que na infância sonhava em ser jogador de futebol, começou a participar de algumas batalhas de rap aos 17 anos, quando conheceu Xamã, um dos principais influenciadores na sua inserção na cena. Hoje, tem sua própria gravadora, a Rock Danger.
E não para por aí. As irmãs gêmeas Tasha & Tracie também estão confirmadas. Responsável pela criação do movimento Expensive Shit, que visa a valorização da autoestima e da autonomia dos jovens negros que vivem nas periferias, a dupla tem ganhado cada vez mais espaço a partir do seu principal lema, “Somos arte, rua, África e não damos a mínima para suas etiquetas”, conceito criado por elas e que difunde a moda urbana como forma de expressão e resistência.
E quem abre o line-up é Yago Oproprio, nascido na Zona Leste de São Paulo e que carrega o DNA das influências musicais periféricas. Ainda pequeno, foi morar com a mãe em Caracas (VEN), de onde vêm as influências da sonoridade latina que imprimem ritmo e singularidade às suas criações. De volta ao Brasil, traçou caminho pelo funk e o rap nacional, inspirado em nomes como Sabotage e Racionais, ao mesmo tempo que absorvia Chico Buarque, Moreira da Silva, entre outros.
Quem assina a curadoria musical do URB Music Tour é DJ Tamenpi. Como o STU sempre teve essa visão além do skate, agregando a cultura urbana como um todo em suas competições, o que já incluía uma extensa e bem diversa programação de shows, DJs, exposições e apresentações de todas as marcas e patrocinadores, neste ano foi criado o festival como uma marca registrada que passou a acompanhar o circuito brasileiro.
“O URB Music Tour veio para trazer ainda mais peso para esse lado cultural que sempre acompanhou as etapas do STU. E para nossa estreia em São Paulo, que é considerada a capital do hip-hop no Brasil, montamos um line-up apresentando o melhor da cena do rap nacional na atualidade com artistas que estão fazendo trabalhos relevantes, cada um com a sua identidade”, afirmou o DJ Tamenpi.
Para que todos possam garantir a melhor experiência, diferentes tipos de ingresso estarão disponíveis. Basta ficar de olho nas redes sociais do evento e acompanhar todas as novidades.
Siga as redes sociais:
Instagram STU: @skatetotalurbe
Instagram URB: @urb.mt