A Vans, ícone da expressão criativa e dos action sports, apresenta o primeiro filme da Jasmim Avelino, surfista e atleta da marca. “Do Leme ao Pontal” celebra a cultura do surf carioca, retratando a trajetória da surfista e seu vínculo com o longboard. Após pré-estreia em Grumari, a produção foi lançada oficialmente no último domingo, 23, no Floripa Film Festival, onde recebeu os prêmios de Melhor Filme Nacional e Melhor Fotografia. Produzido em película 16mm, o filme será exibido em mais festivais nacionais e internacionais ao longo do primeiro semestre.
O título é uma homenagem à cidade carioca e à música de Tim Maia, que traduz essa conexão tão forte entre a atleta e o Rio de Janeiro. Através de uma estética única, a narrativa destaca as ondas e paisagens das praias do Rio de Janeiro, onde Jasmim cresceu e aprendeu a surfar.

“Sempre quis mostrar a beleza do longboard em praias do Rio que normalmente não são associadas ao surf clássico. E, a partir de 2022, quando passei a fazer parte do time Vans, essa parceria me permitiu ser autêntica e seguir meu caminho no surf de forma genuína”, conta a atleta.
Entre a lenda e o mar: uma jornada de conexão e movimento
O filme simboliza a ligação da surfista com as praias do Rio inspirado na lenda de Céfyra, a deusa do horizonte, que se apaixonou pelas montanhas e pelo mar da capital carioca, mas, para permanecer ali, teria que cumprir um desafio imposto por Poseidon. Ela só poderia pertencer àquelas águas se carregasse o sol da Pedra do Leme até a Pedra do Pontal em um único dia.
Encantadora e determinada, Céfyra completou o percurso chamando o sol para dançar, cumprindo o desafio e eternizando sua presença nas águas cariocas. Da mesma forma, Jasmim traça seu próprio caminho ao percorrer as praias do Rio, unindo leveza e força a cada manobra sobre a prancha.

Além de Jasmim, o filme conta com a participação de outros atletas e surfistas locais, como Caio Teixeira, Shayana Avelino e Pedro Ribeiro. As gravações ocorreram em pontos icônicos da cidade, como a Praia do Leme, Copacabana, Arpoador, Barra e Grumari.
A diretora Bia Pinho, responsável pelo filme, destaca a importância do uso da película para dar mais profundidade à narrativa. “A película traz uma expressividade única, que aproxima o público de Jasmim, sua família e sua jornada. Queríamos que o filme tivesse uma certa pureza, representando a essência do longboard e do Rio de Janeiro, além de transmitir verdade e emoção”, pontua.
Mais do que uma biografia, o filme carrega a essência do surf: a busca por diversão e conexão com o mar, trazendo também um olhar autêntico sobre o longboard, uma vertente do esporte que tem ganhado cada vez mais visibilidade.
“A história é sobre inspirar mulheres a correrem atrás de seus sonhos. O surf me ensinou a respeitar meu próprio tempo de evolução e o filme busca transmitir essa mensagem a outras mulheres”, finaliza Jasmim.