Ramonzin acaba de apresentar “Vivência”, seu novo single em parceria com BK’. A faixa autobiográfica teve como inspiração as experiências de vida dos dois artistas. A música “Vivência” será parte do repertório do novo álbum de Ramonzin, com lançamento previsto ainda para esse ano.
“Eu estava fazendo esse beat com o Rafael Tudesco, meu produtor, e já tínhamos a ideia da parceria com o BK. Passei o fim de semana com os meus filhos, estava trabalhando nesse beat e o mostrei para eles. Quando eu botei pra tocar, meu filho mais velho se emocionou. Aí eu pensei: Então é isso! E tive muita certeza da música que eu queria fazer em cima daquele beat. Essa experiência definiu o processo de criação. A letra da música é bastante real e conta coisas do nosso cotidiano, coisas em comum que aconteceram nas nossas estórias”, explicou Ramonzin.
O single chega acompanhado do videoclipe. Com direção de Isabelle Lopes, o filme foi feito durante a quarentena. Gravado nas casas dos artistas, o clipe é tão pessoal quanto a letra da música. Nas imagens, Ramonzin e BK aparecem cantando em suas respectivas casas, além de mostrar algumas fotos de família. Na pós-produção, o clipe ganhou detalhes em animação, feitos por Daniel W, do estúdio Fat Dog Animations, um coletivo de animadores e ilustradores do audiovisual.
Confira abaixo “Vivência”:
Ao lado de Ramonzin, Daniel assina também o lyric video de “Gueto Feroz”, single lançado em abril em parceria com Djonga. Na música, as rimas de Ramonzin e Djonga são acompanhadas por uma batida de funk, feita pelo DJ Thai Beats. A mistura de batidas e traços típicos de produções norte-americanas com elementos da música brasileira, como o samba e a MPB, marcam o trabalho do artista, como a faixa “O BPM da MPB”, que traz uma releitura da canção “Samba e amor”, autorizada por Chico Buarque.
Presença frequente desde 1999 nas rodas de freestyle do hip-hop carioca, Ramonzin se tornou parte fundamental da história do rap do Rio de Janeiro e é hoje um dos maiores nomes da cena alternativa da cidade. Em 2010, lançou-se a carreira solo com o hit “Se ela soubesse…”, que teve grande repercussão no Brasil, além de ter acumulado milhões de plays. Em 2019, o rapper fez uma turnê pela Europa, onde se apresentou em alguns festivais de música em cidades como Lisboa, Paris, Amsterdam e Berlim.
Desde o início de sua trajetória, Ramonzin coleciona sucessos, entre singles, álbuns e EPs. Em 20 anos de estrada, o artista tem hoje uma carreira consolidada e seu trabalho é reconhecido e aclamado pela crítica, fãs e colegas de profissão.