O grafite é parte da realidade e da rotina das periferias do Distrito Federal, arte que por muito tempo foi marginalizada, hoje já conta até com editais exclusivos de incentivo e patrocínio do governo. Com isso, surgiu o projeto “Graffita”, que traz a história de seis personagens do graffite da região norte do DF, e como esse movimento participa ativamente da construção urbana e cultural das periferias, inclusive revitalizando espaços públicos. Os artistas do graffite que participam do documentário são: Pake, Jahsa, Rato, Mendy, Past e Costa. Todos da região administrativa de Sobradinho 2.
A websérie conta com três episódios, cada um deles direcionando para um tema que transcorre o tempo-espaço dessa cena. O primeiro episódio já está disponível no canal do projeto no Youtube, e aborda o “passado” do movimento, contando como foram as trajetórias dos personagens da série e de outros tantos artistas do grafitte de Sobradinho 2. Já o segundo episódio focará no presente, em que os artistas trazem reflexões sobre o cenário atual do graffite, seus avanços e dificuldades. E o terceiro e último episódio falará sobre o futuro, com perspectivas e trabalhos sobre a arte e as gerações futuras.
Durante o processo de gravação, os artistas também revitalizaram a quadra esportiva do complexo do skate parque de Sobradinho 2. A idealizadora e diretora do série, Ketlyn Hanna, diz que o “Graffita” tem o objetivo de “Valorizar e incentivar a cultura do graffiti na região, contribuindo para o senso de pertencimento, identidade e empatia entre os artistas e a comunidade”.
O primeiro episódio da websérie já está disponível: