O trapper baiano Xirami lança o single “Substância”, seu primeiro pela Nine Four Records, no próximo dia 22 de outubro. A faixa chega acompanhada de um videoclipe dirigido por Ryan Monotoshi e publicado no canal do YouTube do selo. Ouça “Substância” nas plataformas digitais.
“Esse é meu primeiro trabalho pela Nine Four Records e pra mim tem sido fundamental este apoio durante cada etapa do projeto. Está surgindo uma nova versão de mim, que reflete meu crescimento como artista”, destaca Xirami.
A letra de “Substância” explora temas de desejo e ostentação, como evidenciado em versos como “Eu trouxe a substância que vai te deixar louca, e se você vem, vem com pouca roupa”, “Só gasta na goyard”, “Tô tacando fogo dentro da Land Rover”.
“Substância” ainda marca o retorno de Robert Beats (Jovem Dex): “Depois de um longo tempo em modo sabático, voltar com um projeto como esse traz tanto insegurança quanto expectativa. Acredito muito no que estou entregando, e já recebi um retorno positivo do público. Espero que essa nova fase alcance ainda mais pessoas”, destacou o produtor.
Kemilly, diretora criativa do projeto, complementa: “Por ser o primeiro lançamento do Xirami e o retorno do Robert, esse momento é essencial para a construção de suas carreiras. Todo o processo criativo foi voltado para definir a estética e o conceito visual dos artistas. Com uma equipe comprometida, tudo fluiu de forma leve e orgânica, criando algo convidativo para o público”.
Natural de Alagoinhas, na Bahia, Xirami (nome inspirado em seu sobrenome alemão, Schrami) cresceu cercado pela música, com influências de sua família, como por exemplo seu pai, que é cantor da banda de arrocha “Garotos do Sucesso” e sua tia materna, que tocava violão em casa, e posteriormente dividiu as vozes com o artista nos cultos em que frequentavam.
Mas foi quando Xirami começou a postar seus covers no Instagram, onde cantava de tudo, desde R&B até sertanejo, e ao mesmo tempo cheio de influências de Djavan e Edson Gomez, que o artista foi desafiado por uma amiga a imaginar como seria sua parte em uma versão de “Poesia Acústica”. Inspirado por Delacruz, Don Toliver, Mc Kevin e Matuê, o artista, ao aceitar o desafio, acabou criando “Vestida de Nike”, faixa que, despretensiosamente, atingiu 4 mil plays e foi o pontapé que faltava para o jovem cantor se jogar no hip hop.
Em seguida vieram os singles “Diferenciada”, “Almejando”, “Trem”, “Vitória”, “Pensamentos”, “Vivência”, “Base do Gin”, além do EP “Recomeço”, gravado em 2023 e que chamou a atenção da Nine Four Records.