O grupo de rap Z’África Brasil agita neste sábado, dia 14, às 20h, o palco da Quebrada Cultural Zona Oeste no Rio Pequeno, em São Paulo. O show integra uma maratona de atrações que começa hoje, dia 13, às 18h30, e termina só no domingo, dia 15, com diversas atividades gratuitas além das musicais, como intervenções de grafite e artes visuais, workshops de dança e percussão, e até uma mesa-redonda sobre “A Arte Negra na Contemporaneidade. A iniciativa é fruto de uma parceria entre entidades de movimentos socioculturais com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A curadoria e realização é da Quebrada Cultural na Zona Oeste, assinada pelo Instituto Nação.
O palco da Quebrada Cultural foi montado na esquina da Rua José Joaquim Seabra com a Rua Cunha Matos. Além do Z’África Brasil, o público assistirá às apresentações dos grupos Treme Terra, Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, Ambulantes, Manos Urbanos, Poesia Maloqueirista, Metá-Metá (com Juçara Marçal, Kiko Dinucci e Thiago França), além dos cantores Tião Carvalho (idealizador das tradicionais festas de Bumba-Meu-Boi no Morro do Querosene) e Lirinha (vocalista do Cordel do Fogo Encantado) entre outros.
INÉDITAS DO NOVO DISCO
Às vésperas do lançamento do novo álbum no primeiro semestre de 2014, os MCs Gaspar, Pitchô e Funk Buia e o DJ Tano, que formam o Z’Àfrica Brasil, têm motivos de sobra para celebrar. O grupo já viu suas composições romperem fronteiras, preconceitos musicais e regionais, e levaram seus integrantes a trabalharem com músicos de outros estilos e outros países ao longo desses 18 anos de trajetória. Suas letras contagiam e combatem o racismo e a todas as formas de preconceito, discriminação e segregação.Entre as músicas inéditas, será cantada “O Rap é Grande” próximo disco, com o título: “Ritual 1 – A Vida Segundo os Elementos do Hip-hop”.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
QUEBRADA CULTURAL – ZONA OESTE
Dia 13 de dezembro – sexta-feira
18h30 – Sarau Afrobase – Evento aberto à participação e intervenção do público em geral, que reúne músicos, dançarinos, poetas, moradores do bairro Rio Pequeno e jovens que frequentam as atividades do projeto social Afrobase.
Local: Instituto Nação
Endereço: Avenida José Joaquim Seabra, 856 – Rio Pequeno
Dia 14 de dezembro – sábado
10h – Intervenção de grafite e artes visuais com artistas convidados (Júlio Dojcsar, Hideki, Zito, Magrela, D`Ollynda Brasil, Sato Casadalapa, Coletivo Paulestinos, Achiles Luciano e Silvana Marcondes).
10h -Encontro de capoeira com os mestres convidados (Brasília, Kenura, Alcides, Dofona e Lambari)
12h -Dinho Nascimento e Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene
13h -Treme Terra – Espetáculo Terreiro Urbano com participação de Adriana Moreira
14h -Ambulantes
15h30 -Poesia Maloqueirista
16h30 -Manos Urbanos
17h30 -Tião Carvalho, Paulo Dias
18h30 -Metá Metá
19h30 -Lirinha – Poesia Eletrônica
20h -Záfrica Brasil
Local: Esquina da Avenida José Joaquim Seabra e Rua Cunha Matos
Dia 15 de dezembro – domingo
10h –Quizumba – Teatro infantil
11h -Workshop de Dança Negra Contemporânea, com Firmino Pitanga
14h -Workshop de Tambor de Crioula com Henrique Menezes
16h -Mesa de Debate “A Arte Negra na Contemporaneidade” com Clyde Morgan, Firmino Pitanga, Paulo Dias, Gal Martins, João Nascimento e Salloma Salomão
19h –Samba de Roda com a comunidade
Local: Instituto Nação
SERVIÇO:
Quebrada Cultural – Zona Oeste de São Paulo
Dias:13, 14 e 15 de dezembro
Local: Instituto Nação
Endereço: Avenida José Joaquim Seabra, 856 – Rio Pequeno
Classificação etária: Livre
Ingressos: Grátis
Informações:(11) 2539.3555
Por: Cristina D’Avila